top of page

NOTAS SOBRE O TAI CHI CHUAN Parte I

  • Foto do escritor: Vanice Jeronymo
    Vanice Jeronymo
  • 20 de dez. de 2024
  • 6 min de leitura

Atualizado: há 5 dias


No mundo, não há nada mais fraco e maleável do que a água; entretanto, nada há de melhor do que ela para atacar as coisas duras e fortes, pois, a ela, não há alternativa alguma. O fraco pode vencer o forte e o maleável pode vencer o duro. Todo mundo sabe disso, mas não o pratica.

(Tao Te Ching, de Lao Tzu)



O artigo de hoje tem como objetivo discorrer sobre alguns conceitos e ensinamentos do Tai Chi Chuan e também contribuir com os estudos daqueles, que assim como eu, se interessam pelo tema.

O que é Tai Chi Chuan?


Muitas respostas podem ser dadas a esta pergunta. Podemos dizer que o Tai Chi Chuan é uma arte, um modo de vida, é um caminho que nos conduz à melhoria da saúde e ao autoconhecimento. Pode ser compreendido como uma unidade que se define pela complementaridade entre duas forças opostas - representadas pelo Yin e pelo Yang. Em um sentido profundo, se situa no equilíbrio, na harmonia e na paz que buscamos o tempo todo para nossas vidas, caracterizando-se pela sobreposição do que é suave ao que é bruto.

Significados


Ainda que não haja uma tradução literal para o termo Tai Chi Chuan - que também pode ser escrito 太極拳 (ideogramas) ouTaijiquan (escrita fonética romanizada de acordo com o sistema Pinyin) - podemos compreendê-lo a partir da interpretação dos significados de cada ideograma e da combinação de sentidos e de significados que deles resulta.


O ideograma Tai significa grandioso, supremo, algo que vai além.

O ideograma Chi tem o significado associado à viga mestra, viga da cumeeira de uma casa, eixo que sustenta uma casa e que em torno do qual a vida se desenvolve. É o eixo em torno do qual se organizam todas as transformações a partir da evolução do Yin e do Yang. Pode também significar borda.


O ideograma Chuan significa punho, box, e se vincula à ideia de poder, domínio, luta, remetendo à sua origem de arte marcial para defesa pessoal.


Ao termo Tai Chi atribui-se, geralmente, o significado de unidade suprema, último supremo, suprema cumeeira.


A tradução do termo Tai Chi Chuan, geralmente, é dada como boxe do último supremo, ou boxe da suprema cumeeira. Mas, como não há uma tradução literal, pode-se compreendê-lo como como aquilo que vai além da borda, algo superior e estruturado que nos permita a ampliação constante daquilo que somos e fazemos. A noção do termo Além da borda, portanto, aqui se vincula à ampliação de algo que nos limita, ou seja, na medida em que aperfeiçoamentos nosso conhecimento e experiências, a borda ou a circunferência que nos cerca e dos define se modifica e se amplia. Assim, mantendo-nos em constante processo de aprendizado, não há limites fixados.


Origens


O Tai Chi Chuan é uma arte/estilo do Wushu (termo chinês que literalmente significa Arte Marcial).


Até o início do século XX, a prática do Tai Chi Chuan era considerada secreta, e a transmissão dos ensinamentos, ocorria de forma oral entre os membros das famílias tradicionais e grupos secretos que o praticavam. Dessa forma, faltam registros escritos que comprovem sua verdadeira origem. Entretanto, algumas lendas e versões buscam explicá-la.


No início do século XX, com a criação do Governo Nacional Chinês, deu-se início a um período de pesquisas sobre os criadores dessa arte marcial. Sem que se chegasse a um consenso entre os historiadores, duas versões tornaram-se mais conhecidas: sua criação pela família Chen, na Vila de Chenjiagou (Província Henam, na China), pelo General Chinês Chen Wang Ting, no século XVII; e a segunda versão que atribuí ao monge Zhang San Feng ou Chang San que viveu e treinou artes marciais no Templo Shaolin e depois se deslocou para as montanhas Wudang, na província Hubei, onde teria fundado um templo para a prática do taoísmo e criado o Tai Chi Chuan.


Nesta versão, mais aceita e popular, o mestre Chang San Feng teria visto uma luta entre uma garça e uma serpente, na qual ambos conseguiam se esquivar dos golpes que recebiam com muita agilidade e flexibilidade. Depois de muito lutar, os animais, cansados, pararam.


Ao observar a luta, o mestre notou que a suavidade e a flexibilidade superavam a rigidez e a dureza e este tornou-se o princípio de seus profundos estudos e práticas nos quais o mestre ressaltou a importância da harmonia entre Yin e Yang como uma forma de melhorar o desenvolvimento da mente e das habilidades físicas, assim como, a importância do controle da respiração, da prática da meditação e de movimentos naturais do corpo, que seriam impulsionados por uma energia equilibrada interna.


Para este sistema complexo de práticas, o mestre designado o nome Tai Chi Chuan.


Estilos


As famílias tradicionais chinesas que praticavam o Tai Chi Chuan desenvolveram seus próprios estilos e transmitiram os ensinamentos para as gerações posteriores. Seis estilos ou escolas de Tai Chi Chuan foram reconhecidos pela comunidade internacional como as práticas tradicionais representativas da arte e cada estilo recebeu o nome da família que o originou. São eles:


Estilo Chen, criado por Chen Wang Ting (1600-1680);


Estilo Yang, criado por Yang Luchan (1799-1872);


Estilo Wu/Hao, criado por Wu Yu Xiang (1813-1880);


Estilo Wu, criado por Wu Jian Quan (1870-1942);


Estilo Sun, criado por Sun Lutang (1861-1933);


Estilo He, criado por He Zhaoyuan (1810-1890).


Embora os estilos sigam os mesmos princípios teóricos, eles apresentam diferenças no enfoque dado ao treinamento e nas características e habilidades dos criadores. Os seis estilos tradicionais são as referências para os diversos outros que surgiram posteriormente, que são, geralmente, híbridos ou derivados dos tradicionais.


Objetivos e benefícios para quem pratica o Tai Chi Chuan


Criado originalmente com o propósito de combate, como arte marcial para o desenvolvimento externo e interno e para a defesa pessoal, com o passar do tempo, sua função original cedeu espaço aos propósitos vinculados à manutenção da saúde e prevenção de doenças, no desenvolvimento da força interior, no equilíbrio emocional e mental dos praticantes.


A prática constante promove benefícios gerais ao organismo. Atua sobre o sistema respiratório, músculos, tendões, sistema cardiovascular, sistema endócrino, sobre a concentração, postura, qualidade do sono, no combate ao estresse e no alívio às dores. De acordo com os estudos científicos, a prática constante do Tai Chi Chuan pode retardar o processo de envelhecimento do organismo, tornando-se assim, uma excelente atividade para as pessoas com idades mais avançadas.



Princípios Essenciais do Tai Chi da Família Yang

São dez os Princípios Essenciais para o aprendizado do Tai Chi Chuan da Família Yang. Os Princípios formam um guia que deve ser minuciosamente estudado e aplicado pelos praticantes tanto no momento do aprendizado quanto no treinamento. São eles:


1) Energia leve e sensível no topo da cabeça;

2) Afunda o peito e arredondar as costas;

3) Relaxar a cintura;

4) Discernir o cheio e o vazio;

5) Afundar os ombros e os cotovelos;

6) Usar a mente e não a força;

7) Coordenar o superior e o inferior;

8) Harmonia entre o interno e o externo;

9) Importância da continuidade;

10) Tranquilidade no movimento.

As formas do Tai Chi da Família Yang

As Formas são as sequências de movimentos definidos que todos os estilos de Tai Chi Chuan possuem. As Formas variam em termos de número e ordem de movimento de acordo com o estilo. Uma Forma é criada para preservar a essência do estilo e é uma combinação de muitas técnicas.


No Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan, há uma combinação natural entre arte marcial e preservação da saúde, e as Formas desenvolvidas pela Família Yang seguem essa linha e se distribuem em quatro principais segmentos: Forma Longa Tradicional de 103 movimentos; Forma para Demonstrações de 49 movimentos; Forma Espada de 67 movimentos e Forma Sabre de 13 movimentos, além de outras três pequenas e recentes Formas criadas com 10, 13 e 16 movimentos.

No próximo post abordaremos influências e princípios filosóficos que atuam sobre a base do Tai Chi Chuan.


Pratique Yoga. Pratique Tai Chi Chuan. Desperte para o que realmente importa e avance!


Om Shanti.



Referências


DE LAZZARI, F. Tai Chi Chuan: saúde e equilíbrio. 4 ed. Ribeirão Preto, SP: Equilibrius, 2024.

JERONYMO, V. Anotações em sala de aula. Curso Formação de Instrutores Tai Chi Chuan Equilibrius Centro de Tai Chi Chuan, Acupuntura e Cultura Oriental Yang Family Tai Chi Chuan Center - Brasil, 2024.


Nota: Todos os créditos das imagens apresentadas no presente artigo são mídia Wix.



 
 
 

Comments


©2022 por Sotapanna Yoga. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page